Olá turma,
Sejam bem-vindos(as) ao Blog da disciplina Tecnologias na Educação.
Esse espaço está disponível para que vocês publiquem o resultado das reflexões que foram despertadas no Para refletir 1, que está relacionado ao texto "Foi quando ela inventou a máquina de ler", de Ziraldo, na página 10 do nosso caderno.
Lembrem-se que vocês deverão comentar as reflexões de pelo menos DOIS colegas.
Vamos construir esse Blog coletivamente!!
Abraços,
Profª. Renata
Lembro-me bem quando entrei na pré-escola e a professora utilizava a tecnologia do mimeógrafo para rodar desenhos e tarefas diversas para a classe. Aquele cheiro de álcool misturado com carbono ficou em minha mente até hoje. Era delicioso colorir aqueles desenhos. A professora desenvolveu a habilidade de desenhar ou tirar os desenhos de outros livros.
ResponderExcluirCom o passar do tempo surgiu outra tecnologia que era o retroprojetor. Era inovador. Os professores colocavam uma lâmina e colocava um papel por cima, só apresentando aquilo que realmente era necessário naquele momento, aguçando ainda mais nossa curiosidade e com isso prendia atenção da turma.
A nossa participação era ótima, pois a curiosidade era imensa a respeito das atividades que faríamos no dia seguinte.
Adilson Quirino de Oliveira. Pós EAD - Educação a Distância.
Do meu tempo de estudante do ensino básico, me lembro que a professora fazia uso do quadro negro quase em todas as aulas, mas na aula de ciências era diferente, pois ela usava o projetor de slides e a turma ficava admirada com os slides passando e isso prendia a nossa atenção e ficávamos curiosos para saber qual seria a próxima imagem.
ResponderExcluirPassado algum tempo, começamos a assistir filmes referentes ao conteúdo da aula e isso foi o máximo para nós, pois era uma inovação e todos prestavam muita atenção e a participação na sala aumentava.
Essa escola tinha uma proposta bem interessante, ela dividia os alunos em grupos e oferecia oficinas duas vezes por semana na área de marcenaria, como cuidar de uma horta, ética e culinária e escritório.
Essas aulas eram empolgantes e todos os alunos participavam com bastante interesse, pois havia um rodízio, e nós passávamos por todas as oficinas e não perdíamos uma.
Esse comentário acima é meu. Eu me esqueci de colocar o nome.
ResponderExcluirRosangela A.B. Placides - Turma 04/2011
Desde o tempo em que estudei no ensino básico já se passaram vários anos... lembro que os professores costumavam utilizar o mimeógrafo para realizar cópias de materiais que eram distribuídos para a turma; também lembro bem do cheirinho de álcool e do quanto nos sentíamos importantes quando éramos convocados a auxiliar o professor, rodando a manivela para fazer as cópias.
ResponderExcluirHavia uma professora que lecionava biologia, e no início das aulas ficava longos períodos desenhando no quadro negro, com giz colorido, as células ou bactérias que seriam utilizadas naquela aula, enquanto nós tentávamos copiar em nossos cadernos os desenhos que ela fazia... até hoje me pergunto: por que não utilizar o mimeógrafo para entregar cópias para a classe? teria sido mais prático, o tempo teria sido melhor aproveitado e o aprendizado teria sido melhor.
Leandro Bonatto
ADILSON: O retroprojetor foi uma grande inovação, realmente; mas o que mais me marcou foi o mimeógrafo. Conforme tu bem disseste, aquele cheirinho de álcool está gravado em minha mente. E a cópia saindo imediatamente era uma coisa mágica.
ResponderExcluirROSANGELA: bah, assistir filmes!!!! demorou demais prá essa tecnologia chegar à escola em que estudei. Lembro perfeitamente do dia em que exibiram o primeiro filme prá minha classe... a emoção foi muito maior do que pode ser proporcionada por qualquer sala de cinema.
Abraços.
Leandro Bonatto
Leandro, você me fez lembrar daqueles desenhos magníficos feitos na aula de biologia. Realmente eram lindos e bem trabalhados, coisa que a gente não vê mais.
ResponderExcluirAbraços,
Rosângela
O tema abordado me fez sentir uma onda de nostalgia que não sentia a tempos. Mudei de escola entre o primeiro e segundo segmento, assim, tive experiências bem diversas com relação às tecnologias educacionais.
ResponderExcluirNa primeira escola, o uso do quadro negro era quase uma constante. Lembro também dos belos desenhos feitos nas aulas de ciências, o que para mim era o máximo pois unia duas paixões minhas já naquela época, as ciências naturais e artes. Tive contato também com material mimeografado, cujo odor a álcool também me marcou, apesar dos professores nunca terem dado a "honra" de girar a manivela a alguém (o professor de Leandro me pareceu bem mais simpático que os meus!). Para sair da rotina, tínhamos algumas atividades práticas, incluindo oficinas, ou atividades fora da escola como visitas a museus.
No segundo segmento, já em outra escola, passei quase que por um choque tecnológico. Os professores de geografia e ciências usavam e abusavam de retroprojetores e slides, sendo que os de ciências ainda mantinham a tradição de fazer elaborados desenhos no quadro vez por outra. É claro que eram geralmente as aulas que mais cativavam os alunos. Tive contato neste período também com minha primeira aula com base em um vídeo (um documentário em fita VHS exibido pelo professor de artes, algo hoje considerado pré-histórico), o que me deixou encantado (tal efeito perdura até hoje pois me utilizo muito de vídeos com meus alunos, sejam filmes, documentários ou vídeos extraídos da própria Internet).
Também deixei de sentir o aroma do mimeógrafo por um longo tempo (só voltaria a ter contato com ele na faculdade) já que nessa escola já se utilizava a fotocopiadora, algo para a época muito a frente para a maioria das instituições.
Leonardo M Cooper - Pós EAD - Turma 04.2011
Já no final do meu Ensino Fundamental o computador com internet surgiu em minha vida escolar. Nem todas as pesquisas mais precisavam ser feitas na biblioteca e os trabalhos já eram digitados e organizados no Word.
ResponderExcluirDurante o Ensino Médio, éramos conhecidos como a turminha da tecnologia, que sempre fazia uso do computador e do projetor como recurso para a apresentação dos trabalhos, fazíamos de nossos seminários pequenos shows, aproveitando-nos de todos os recursos possíveis.
Agora, já como professora, a computador com internet continuam fazendo parte do meu cotidiano escolar. Em italiano usávamos frequentemente os recursos disponíveis. A escola em que eu trabalhava, tinha a rede wi-fi disponível a todos os professores, dessa forma vídeos de músicas novas eram vistos sempre no Youtube, consultávamos sites e pesquisávamos dúvidas durante as aulas, sempre antenados nas informações do momento.
Além disso, o twitter era uma ferramenta muito utilizada para mantermos contato nos momentos fora da sala de aula e para nos aproximarmos da cultura italiana de uma forma mais rápida.
Janaina Tunussi de Oliveira
Rosângela: ainda bem que as tecnologias surgiram. Sou péssima em ilustrações, não é um dom que tenho. Preciso das tecnologias pra ilustrar as minhas aulas.
ResponderExcluirAdilson: apesar da impressora e do amplo acesso aos livros pelos alunos, muitos professores continuam a utilizar o mimeógrafo, só não sei explicar se é mais barato que a impressão, ou se é o utilzar-se para não perder o que se tem.
Leandro: hoje os alunos se empolgam diante da possibilidade de apertar o "enter" para passar os slides, ou até mesmo diante da oportunidade de ligar o computador.