Muito bem Turma,
Nos comentários dessa mensagem publique suas reflexões sobre as tecnologias que JÁ UTILIZOU em situações de ensino-aprendizagem coordenadas por você.
Comente como foi a experiência e apresente os aspectos positivos e negativos.
Você também pode apresentar reflexões sobre as tecnologias UTILIZADAS atualmente em sua prática profissional e sobre as tecnologias que PLANEJA UTILIZAR no futuro próximo.
Estamos aguardando suas reflexões!!!
Abraços,
Profª. Renata
Boa noite Sra Tutora. Meu nome é Adilson Quirino de Oliveira, aluno do curso Educação a Distância.
ResponderExcluirComo professor da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, utilizo muito o notebook conectado ao projetor de multimídia para projetar materiais em power point, pequenos filmes, no sentido de melhorar a estética do material. Sabemos que lousa e giz é muito cansativo. Claro que o professor deve estar ciente que sua aula não deve depender apenas desses recursos. Se faltar energia por exemplo, o notebook ou o projetor der defeito, a aula deve fluir da mesma forma.
Utilizo também um simulador de tiro, que imita o tiro real, utilizando para isso um software desenvolvido que coloca em harmonia o policial e um vídeo que nos dá uma infinidade de desfecho, no qual o policial decide sua ação. Existem finais que apenas a presença já resolve até aqueles finais que necessita o disparo de preservação da vida.
A tecnologia veio para somar, para inovar. O que não podemos é depender dela 100% para desenvolver nosso conteúdo. Ela deve ser o algo a mais em nossas aulas.
Na minha experiência como professora já utilizei diversos tipos de tecnologias e uma das que mais utilizei foi o retroprojetor, o qual me proporcionou dar boas aulas, mas podendo me deixar na mão no caso de falta de energia e eu teria que me reportar ao quadro e ao giz.
ResponderExcluirNo momento tenho procurado fazer uso do data show, que tem permitido que eu crie mais em minhas aulas, mas assim como o retroprojetor eu posso ter surpresa do não funcionamento da máquina, coisa que pode acontecer a qualquer um e a qualquer hora e para isso o professor precisa estar preparado para colocar em prática o plano B, ou seja, uma alternativa para aquela aula.
A tecnologia é uma nova forma de construir conhecimentos, muito mais produtivos e envolventes que despertam os interesses dos nossos alunos.
Rosangela A.B.Placides Turma 04/2011
Concordo com você Adilson quando diz que a tecnologia veio para somar, pois com a correria do dia e falta de tempo, muita das vezes não conseguimos planejar, mas com a ajuda de um notebook, podemos manter tudo organizado e estarmos sempre prontos para qualquer eventualidade. Ela veio para ser nossa aliada.
ResponderExcluirRosângela
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Adilson e Rosangela.
ResponderExcluirAcredito que quando pensamos no uso de novas tecnologias o computador e o projetor são as ferramentas principais. E concordo com a ideia do plano B, porque às vezes não são só as tecnologias que falham, mas nós também e, em algumas situações, ao chegarmos na escola percebemos que o tema da nossa aula tem que ser outro. Nesses casos, voz, giz e lousa, uma roda de conversa tornam-se as melhores soluções.
O computador com internet é uma das tecnologias que uso com maior frequência em sala de aula.
ResponderExcluirJá aconteceu algumas vezes de durante a aula a internet parar de funcionar ou até mesmo não funcionar em momento algum.
Quando o material da aula pode ser preparado com antecedência, fica mais fácil amenizar os problemas que podem aparecer, mas diante de um trabalho com a internet, no qual precisamos estar conectados, vários erros podem aparecer. Site fora do ar para manutenção, internet lenta demais, entre outros.
Cabe ao professor preparar um segundo plano, para que a aula não seja perdida
Na instituição de ensino em que trabalho são utilizadas diversas ferramentas. Posso citar: projetor multimídia, blogs, laboratórios de informática, e-mail, além de outros laboratórios (química, biologia, alimentos, física, análise de solo etc) que possuem equipamentos para pesquisa e atividades práticas.
ResponderExcluirEssas tecnologias fazem com que as aulas sejam mais interessantes e haja maior interação/participação dos alunos.
Abraços.
Leandro Bonatto